Guia com ideias de baixo custo para renovar a cozinha

cozinha renovada sem gastar muito

Renovar a cozinha, sem gastar muito dinheiro ou tempo. Sonho? Que pode, sim, virar realidade com algumas medidas simples. Aqui, uma seleção de dicas que vão ajudar bastante a deixar a sua cozinha de cara nova, sem quebradeira, sem gastar uma fortuna e sem levar uma eternidade. Olha só!

cozinha pintada de rosa

1. Pintura

Sim, sim, pintar pode ser a salvação da sua cozinha. Você pode pintar os armários, os azulejos, o teto, a porta, a janela… Basta escolher a tinta certa para cada tipo de material e depois se divertir com a cartela de cores. Também é possível contratar um profissional especializado para fazer o serviço ou fazer você mesma e economizar ainda mais.

cortina na cozinha

2. Novas cortinas

Mais barato, quase impossível. Escolha nova estampa, nova cor, novo modelo. Se quiser algo baratinho, compre modelos prontos em lojas de decoração, de departamentos ou até no supermercado. Se tiver máquina de costura em casa, compre o tecido e faça você mesma. Mas se quiser algum vapt-vupt, pendure uma toalha de mesa vintage, um lençol bacana ou mesmo uma echarpe estilosa. O que vale é renovar o visual, lembra?

puxadores

3. Troque os puxadores dos armários

Quando eu digo para trocar, não entenda que você precisa, necessariamente, ir a uma loja e comprar novos. Você sempre pode customizar os que já tem, pintando ou forrando. Se quiser comprar novos, lembre-se de medir com cuidado, para que encaixem no lugar dos que serão descartados.

plantas na cozinha

4. Plantas para alegrar

Qualquer cozinha fica renovada com a adição de plantas naturais na sua decoração. Podem ser vasinhos com ervas e condimentos no parapeito da janela. Ou um vaso de flor sobre a bancada. Ou uma coleção de cactos na prateleira… O que vale é que a adição de flores ou folhagens sempre alegra e é um jeito de fácil de mudar. Sempre que quiser renovar, basta trocar as flores por novas.

cozinha com prateleira

5. Uma prateleira extra

Uma prateleira extra oferece espaço para novos itens de decoração. Ou para você expor a louça bacana que está escondida dentro do armário. Ou para desafogar o espaço na bancada. Ou para colocar vidros de mantimentos. Ou para encher de plantas… As opções são inúmeras e o resultado sempre vai ser novo. Com custo baixo e pouco trabalho de instalação, o que é melhor ainda.

cozinha com mesa lateral

6. Reaproveite móveis e utensílios

Tem uma mesinha lateral que não está mais sendo usada na sala? Ela pode servir como apoio na cozinha, para utilidades ou mesmo para decoração. Uma luminária sobrou no quarto? Quem sabe ela não se encaixa à perfeição no armário da cozinha? Tem uma cadeira dando sopa no home office? Ela pode encontrar um cantinho na cozinha, para fazer um charme. Dê uma olhada em volta e veja com o que você pode soltar a sua criatividade.

adesivo na cozinha

7. Aproveite as paredes

Qualquer cantinho vazio na parede pode receber atenção e dar cara nova à cozinha. Se couber uma prateleira, invista nela. Se couber uma barra de utensílios, aproveite para pendurar luvas, conchas e outros itens bonitos que estão guardados na gaveta. Se o espaço é mesmo mínimo, quadros pequenos podem ser a saída. Aproveite molduras e pesquisa na internet por freebies com belas ilustrações para imprimir. Vai custar pouco e a mudança vai ser interessante.

cozinha com vidros de mantimentos

8. Aproveite os ingredientes do cardápio para decorar

Escolha uma bela fruteira – que pode ser um bowl, uma cesta ou um prato de madeira – e deixa frutas e verduras à mostra. Vidros transparentes com macarrão, feijão, arroz e café criam um efeito bonito, com a vantagem de estarem sempre à mão quando expostos em uma prateleira ou estante. Algumas embalagens são tão bonitas que merecem ficar à mostra. Faça uma coleção delas num cantinho da cozinha, para ganhar cor e bossa.

cozinha com tapete

9. Coloque um tapete no chão

Não precisa ser um tapete grande ou caro. Afinal, na cozinha, vai sujar bastante e precisa ser algo prático e resistente às muitas lavagens necessárias. Pode ser uma passadeira, um modelo quadrado, retangular ou mesmo redondo. O que vale é trazer um pouco de cor. Também é perfeito para disfarçar um piso feioso ou sem graça.

cozinha com parede forrada

10. Forre, adesive, mude

Escolha um item para ser customizado. Pode ser a porta do armário, a geladeira inteira ou mesmo alguns azulejos. Você pode forrar com papel Contact, com tecido adesivo, com tecido normal, com oleado (daqueles plásticos, para toalhas de mesa populares) ou até mesmo com papel e verniz para proteger. Adesivos decorativos também são um jeito fácil e barato de transformar o visual. Ou, como na foto, em que as paredes foram forradas com folhas de revistas…

Para saber mais:

-Cozinha renovada pelo Marcelo Rosenbaum

-Cozinha pintada de rosa

-Cozinha com cortina de quadrados

-Puxadores

-Plantas na cozinha

-Prateleira rústica

-Cozinha com mesa lateral e prateleira feita com gavetas

-Adesivo que imita prateleira, com ganchos reais

-Vidros de mantimentos usados como objetos decorativos

-Tapete no chão da cozinha

-Cozinha com as paredes forradas com folhas de revistas

2 thoughts on “Guia com ideias de baixo custo para renovar a cozinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>